#1 DEUS DEUS

O primeiro livro da LIVRARIA GRÁFICA intercala versículos do Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, com postagens no Twitter que mencionam Deus, coletadas aleatoriamente em um período determinado de tempo. 

Há diálogos e complementos curiosos entre os conteúdos, resultado obtido por meio aleatório. 

Complementam dois textos, um sobre a Bíblia – cuja impressão por meio da tipografia por Johannes Gutemberg ajudou a difundir o livro – e outro sobre a comunicação fragmentada das redes sociais, o Twitter em especial. 

Além dos textos, o livro traz reproduções de manuscritos da Bíblia, mostrando também as iluminuras (ilustrações da época). 

SOBRE OS AUTORES
Deus Ser supremo de diversas religiões, trata-se de um espírito intangível, cuja existência é tema de acalorados debates. Onipotente, onipresente e onisciente, criou o universo. Para elaborar o planeta Terra demorou apenas seis dias. Sua obra literária de maior repercussão é "Os Dez Mandamentos", ditada ao profeta Moisés.

Twitter Rede social que permite enviar e receber atualizações de textos de até 280 caracteres. Criado nos Estados Unidos em 2006, tem aproximadamente 300 milhões de usuários ativos, sendo que mais de um terço desses seguem o ex-presidente americano Barack Hussein Obama II e quase metade segue Elon Musk, atual CEO da empresa e pessoa mais rica do planeta. O valor de mercado da Twitter Inc., empresa controladora da rede social, é de cerca de US$ 35 bilhões.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Deus Deus
Autores: Deus e Twitter
ISBN: 978-65-87881-02-7
Idioma: português 
Edição: 1ª
Dimensões: 23 cm X 16 cm
Ano de lançamento: 2023
Número de páginas: 56

DEUS DEUS esteve disponível de 1 a 31 de março de 2023.

 

#2 A GUERRA CONTRA OS OTOMANOS

Tradutores decodificando o significado das palavras sem domínio do idioma. Essa é a proposta de A GUERRA CONTRA OS OTOMANOS, uma tradução instintiva de um poema húngaro do século XVII, em forma de texto e ilustração. 

Para esta segunda obra da LIVRARIA GRÁFICA, convidamos Rogério W. Galindo e Taís Koshino para trazerem à luz, respectivamente por meio de texto e imagem, o poema húngaro escrito em 1647 por Nikola VII Zrinski intitulado "Szigeti Veszedelem”. Detalhe: nenhum dos dois sabe húngaro. O livro é formado, portanto, por estes dois desejos de “lançar-se no abismo, em voo”, segundo as palavras de Koshino. 

O livro A GUERRA CONTRA OS OTOMANOS traz a íntegra da "Pars Prima", a primeira parte do poema épico húngaro escrito por Nikola VII Zrinski em 1647, que narra o momento em que Deus decide castigar os húngaros pelo abandono da fé. ​Estruturado como um livro bilíngue, o húngaro e o português são intercalados pelas pinturas abstratas. Ainda integram a edição uma tradução do poema feita pelo Google Tradutor e dois textos complementares assinados pelos tradutores-instintivos. 

A GUERRA CONTRA OS OTOMANOS tem edição, impressão e comercialização da LIVRARIA GRÁFICA. A capa conta com processos artesanais de impressão tipográfica e carimbos. O formato alongado em proporção 3:1 foi pensado para que o leitor possa cotejar as versões do texto. 

SOBRE OS AUTORES
Rogerio W. Galindo (Curitiba, 1975) é jornalista e tradutor. Em 2019, fundou o Jornal Plural (@plural.jor.br), importante veículo independente do Paraná. Como coordenador da matéria “Crimes sem Castigo”, recebeu menção honrosa na Sociedade Interamericana de Imprensa e um Prêmio Esso. 

Taís Koshino (Brasília, 1992) é artista visual, sua pesquisa poética é ao redor do espaço-entre, de fronteira, como possibilidade de dissolução dos binarismos e percepção da impermanência. Explora esse espaço criando narrativas em desenhos, vídeo, pintura e obras interativas digitais. Participou de exposições, feiras, mostras e publicações no Brasil, Portugal, Chile, Estados Unidos, Japão e Alemanha. 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
A Guerra Contra os Otomanos 
Autor: Nikola VII Zrinski
Tradução instintiva: Rogerio Galindo e Google
Ilustração: Tais Koshino
ISBN: 978-65-87881-03-4
Idioma: húngaro e português 
Edição: 1ª
Dimensões: 29,7 cm x 10,5 cm
Ano de lançamento: 2023
Número de páginas: 68

Miolo impresso em laser e jato de tinta sobre papel Pólen Bold 90 g/m2.
Guardas em Colorplus Cartagena 180 g/m2 e sobrecapa com impressão tipográfica e carimbo de sistema flash.

A GUERRA CONTRA OS OTOMANOS esteve disponível de 1 a 15 de junho de 2023.
Quem comprou no primeiro dia, ganhou um cartaz exclusivo assinado por Gustavo Piqueira.

 

#3 POESIA PRA MATAR O CORONA

Escrito diariamente durante os primeiros meses da pandemia de Covid-19, POESIA PRA MATAR O CORONA, do poeta paulistano Lucas Lins, é a terceira publicação da LIVRARIA GRÁFICA. 

Respeitando o isolamento social estabelecido pela Organização Mundial da Saúde, o autor de Declínio & Esplendor da Bicicleta escrevia, diariamente, um poema sobre o que acontecia ao seu redor, partindo dos signos de seu cotidiano na periferia de São Paulo para criar um poemário fascinante. Publicados nas redes sociais, os poemas tornaram-se, para seus leitores, companhias fiéis, alentadoras.

São 70 textos sobre solidão, conflito social, medo, afeto, nostalgia e esperança, tudo isso junto a referências pop, humor e uma visão reveladora sobre objetos à primeira vista opacos. A terceira publicação da LIVRARIA GRÁFICA reúne, pela primeira vez em livro, todos estes poemas. 

O projeto gráfico conta com processos artesanais de pintura em spray e encadernação com prendedor binder. O formato foi pensado para que lembrasse um calendário, remetendo à passagem de tempo registrada na obra. 

SOBRE O AUTOR
Lucas Lins
 (São Paulo, 1998) é poeta. Publicou de forma independente os livros de poemas “Remando Contra a Maré” (2016) e “Declínio & Esplendor da Bicicleta” (2018). Lucas também foi residente literário da Festa Literária Internacional de Maringá (FLIM) 2019, onde produziu um fanzine coletivo lançado na mesa de abertura do autor Mia Couto. POESIA PRA MATAR CORONA é sua estreia em uma editora. 


ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Poesia pra matar o corona
Autor: Lucas Lins
ISBN: 978-65-87881-06-5
Idioma: português 
Edição: 1ª
Dimensões do miolo: 12 cm X 16 cm
Dimensões da capa base: 19 cm X 25 cm
Ano de lançamento: 2023
Número de páginas: 162 páginas 

Capa base feita com papel cinza hörlle, e com manchas com spray feito à base de álcool e tinta de carimbo

POESIA PRA MATAR O CORONA esteve disponível de 1 a 20 de julho de 2023.
Quem comprou no primeiro dia, ganhou um brinde exclusivo elaborado com Lucas Lins.

 

#4 NA LIVRARIA COM ORWELL

NA LIVRARIA COM ORWELL: ENSAIOS SOBRE LIVROS, LITERATURA E ESCRITA, quarta publicação da LIVRARIA GRÁFICA, reúne oito deles. Com organização e tradução da crítica literária Gisele Eberspächer, a coletânea revela um lado extremamente político de Orwell. 

Partindo de imagens comuns àqueles que habitam o universo livresco – em textos intitulados “Memórias de livraria”, “Livros e cigarros” ou “Confissões de um crítico literário” –, os ensaios refletem a verve do autor em questionar, por meio da escrita, a realidade de uma época conturbada. Tornam-se atuais e pertinentes quando pensamos que, há quase 80 anos, Orwell discutia temas como o preço dos livros, como calcular o “valor” de uma obra e de que forma estruturas de poder eram projetadas sobre a língua inglesa e a indústria. 

Com as precisas notas de rodapé e um precioso posfácio de Eberspächer, NA LIVRARIA COM ORWELL enriquece o catálogo da LIVRARIA GRÁFICA, projeto que – assim como Orwell – pensa e repensa o livro, este objeto que, segundo ele, “acumula mais poeira que qualquer outro objeto já inventado.”

SOBRE AS AUTORIAS
Gisele Eberspächer é formada em jornalismo e mestre e doutoranda em estudos literários pela UFPR. Desde 2014 traduz textos do inglês e do alemão, passando por autores como Ingeborg Bachmann, Ida Pfeiffer e Jen Campbell. Já publicou a tradução da peça “O Presidente”, de Thomas Bernhard, feita com Paulo Rogério Pacheco Júnior, e a peça "O que aconteceu com Nora após deixar a Casa de Bonecas, ou Pilares das Sociedades", de Elfriede Jelinek (com Angélica Neri, Luiz Abdala e Ruth Bohunovsky). É crítica literária desde 2012 no Jornal Rascunho e no canal “Vamos falar sobre livros?” 

George Orwell (1903-1950)  Batizado Eric Arthur Blair por uma tradicional família britânica nas colônias indianas, com um ano Orwell já estava na Inglaterra. De estudante de convento a escritor de ares proféticos, passando por aluno de Aldous Huxley, lavador de pratos em um hotel em Paris, morador de alojamentos na periferia de Londres e soldado na Guerra Civil Espanhola, Orwell foi um dos pensadores mais notáveis de sua época – o autor previu o colapso da URSS, foi o primeiro a falar em “guerra fria” e deu origem ao termo “orwelliano”.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
​Na livraria com Orwell: ensaios sobre livros, literatura e escrita
Autor: George Orwell
Tradução e organização: Gisele Eberspächer
ISBN: 978-65-87881-05-8
Idioma: português
Edição: 1ª
Dimensões: 14 cm X 21 cm
Ano de lançamento: 2023
Número de páginas: 128

O miolo é impresso digitalmente, a laser, sobre papel off-white. O livro tem costura exposta e guarda em papel Colorplus Amsterdam 180 g/m². A sobrecapa em papel AG verde (feito da mistura de aparas e celulose) e traz uma impressão artesanal feita com quatro carimbos e quatro tintas diferentes.

NA LIVRARIA COM ORWELL esteve disponível de 1 a 20 de agosto de 2023.